INFORMAÇÕES GERAIS

Todos os trabalhos serão apresentados no formato de pôster.

Serão aceitos resumos expandidos de no mínimo 4 e máxima 5 laudas em português, inglês ou espanhol, de forma concisa, com a exatidão e a clareza necessárias à sua fiel compreensão.

Período de submissão de resumos: 07 de março à 13 de Julho.

Devem conter os seguintes itens: Resumo (+ Palavra-chave), Abstract (+ Keywords), Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussão (estes dois juntos ou separados), Conclusões, Agradecimentos (opcional) e Referências.

Observação: Os nomes dos itens devem ser escritos em Versalete (caixa alta) em negrito, com apenas a primeira letra maiúscula. Os subitens também em Versalete, porém sem negrito.

APRESENTAÇÃO DO MANUSCRITO: As contribuições devem ser digitadas no Word, em papel “Carta/Letter”, com letra Times New Roman, tamanho 12, e em espaço 1,5 (entre linhas), com exceção do Resumo e Abstract (espaço simples), com margens de 2 cm em todos os lados, justificado e sem divisão de palavras no final da linha. Nomes científicos e palavras estrangeiras devem ser grafados de “itálico”.

TÍTULO: Deve apresentar a ideia precisa do conteúdo, ser sucinto e explicativo escrito em letras maiúsculas, tamanho 12, centralizado e em negrito.

TITLE: O título em inglês será da mesma forma, porém escrito com apenas a primeira letra maiúscula, em Versalete (caixa alta), centralizado e em negrito.

AUTOR(ES): Devem constar sempre na sua ordem direta, sem inversões, com o sobrenome maiúsculo. Segue-se aos autores os endereços institucionais e após o e-mail do autor correspondente.

RESUMO: Deve ser escrito em espaço simples inserto na primeira página (máximo 300 palavras), e sumariar objetivo, os resultados e as conclusões.

PALAVRAS-CHAVE: De 3 a 5 termos representativos do tema, não se deve usar palavras do título.

ABSTRACT: Versão fidedigma do resumo (máximo 300 palavras), deve ser precedido do título em inglês.

KEYWORDS: De 3 a 5 termos, em inglês, representativos do tema, não se deve usar palavras do título. OBS.: Trabalhos submetidos para publicação em inglês em inglês ou espanhol devem conter, obrigatoriamente, resumo em português.

INTRODUÇÃO: Deve fazer referência aos antecedentes, relacionados ao trabalho e expor com clareza o objetivo do mesmo.

MATERIAL E MÉTODOS: Deve expor claramente a natureza do material estudado e a metodologia utilizada, além da análise estatística. Não se deve detalhar metodologia de conhecimento público e marcas, modelos e etc.

RESULTADOS: Apresentar de forma ordenada e coerente, seguindo as normas internacionais de nomenclatura científica, sistemas de unidade, abreviaturas e símbolos.

DISCUSSÃO: Interpretar e explicar os resultados e suas relações com outros trabalhos.

CONCLUSÕES: Expor de forma ampla os resultados mais importantes em função dos objetivos propostos.

AGRADECIMENTOS: Deve citar de forma sucinta as pessoas ou instituições que colaboram na elaboração do trabalho ou do manuscrito. Não se agradece os órgãos financiadores, que devem ser citados na primeira página (item opcional).

REFERÊNCIAS: Baseadas nas Normas da ABNT.

MATERIAL ILUSTRATIVO: As tabelas e figuras devem se restringir ao necessário para o entendimento do texto, numeradas em algarismos arábicos. As figuras devem ser “inseridas” no texto e nunca “recortadas” e “coladas”, devem ser de tamanho compatível, para não perder a nitidez quando reduzidas devem ser agrupadas, sempre que possível. As tabelas devem ser feitas com utilização da ferramenta (Tabelado do Word). As legendas devem ser autoexplicativas, em espaço simples, colocadas acima nas tabelas e abaixo nas figuras. Símbolos e abreviaturas devem ser definidos nas legendas.

OBSERVAÇÃO: Antes de remeter o trabalho, verifique se o mesmo está de acordo com as normas, atentando ainda para os seguintes itens: correção gramatical, correção da digitação, correspondência entre os trabalhos citados no texto e os referidos nas referências, correspondência entre os números de tabelas e figuras citadas no texto.

Trabalhos enviados fora das normas serão excluídos automaticamente.

A Comissão Técnico-Científica selecionará os melhores trabalhos, os quais serão convidados a fazer parte de uma edição especial da Revista Brasileira de Engenharia de Pesca (REPESCA).



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!